quarta-feira, 9 de junho de 2010

São Francisco - terceiro encontro

“EU ADORO SER CRIANÇA“

Arte, integração e alegria

O 3º encontro do Projeto Eu Adoro Ser Criança, aconteceu no dia 02 de junho, na Escola Municipal São Francisco, comunidade de São Francisco, Nilo Peçanha. A sede da Associação de Desenvolvimento Comunitário e Pesqueiro de São Francisco - ADESF ficou pequena para colher na ciranda da integração, as 129 crianças, corpo docente, pais e mães de alunos.

As crianças muito envolvidas brincaram nos espaços de atividades artísticas confeccionando bonecos, tocando flauta e ouvindo musicas clássicas, pintando e desenhando, ouvindo histórias, construindo brinquedos e dançando na roda do samba e da capoeira.

Destacamos a participação da srª Andréia, mãe de uma criança, que deu um grande exemplo de dedicação com a educação de sua filha. Decidiu aprender tocar flauta juntamente com a sua filha Talita. Tanto para apoiar a sua filha na aprendizagem, quanto na realização pessoal. “Nos encontros anteriores eu vinha para acompanhar Talita na oficina de flauta. Eu gostei e agora eu venho também para aprender. Eu estou achando legal. Tudo que envolve a educação é positivo para o futuro.” afirmou Andréia.

O envolvimento dos professores nas oficinas de arte é outro grande resultado que tem acontecido no projeto. Além de participar das atividades artísticas, eles também estão participando das avaliações que a coordenação e a equipe do projeto realizam no final de cada encontro. “Eu passei observando todas as oficinas e decidi participar da oficina de bonecos. Agora eu me encontrei.” Revelou orgulhosa a professora Lucenir.

É assim que o projeto “Eu Adoro Ser Criança” vem realizando suas ações. Buscando o envolvimento de diversos atores: escola, pais e comunidade. E nessa integração da arte com a educação, todos ganham: a escola mais forte e atraente, a comunidade participativa e a criança feliz.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

São Francisco - Segundo encontro

“EU ADORO SER CRIANÇA“

Arte, diversão, brincadeiras e muita alegria

Aconteceu no dia 28 de maio, em São Francisco, o 2º encontro do Projeto Eu Adoro Ser Criança. 129 crianças participaram alegremente das atividades nas oficinas de arte. Os professores também participaram de forma integrada das atividades. Os pais das crianças têm chamado a atenção da coordenação do projeto, pois participam dos encontros em número expressivo.

As crianças se divertiram muito com os palhaços, histórias contadas, interpretando as personagens da peça O Casamento de Dona Baratinha, confeccionando brinquedos, jingando na roda de capoeira, formando as notas musicais nas flautas, desenhando e colorindo e modelando os bonecos com massa de papel.

O carinho e aceitação do projeto, é visivelmente demonstrado pelas crianças, corpo docente e pais que acompanham os seu filhos. Brincando com os seus filhos, eles se integram com a equipe de artistas-educadores participando das atividades propostas.

No final do encontro, a direção da escola São Francisco preparou um almoço que foi servido para toda a equipe do projeto Eu Adoro Ser Criança.

São Francisco - Primeiro encontro

“EU ADORO SER CRIANÇA“

Arte, cultura, integração e muita alegria marcam a estreia em São Francisco

No dia 21 de maio, em São Francisco, aconteceu a estreia do Projeto Eu Adoro Ser Criança. Chico Bento, Emília, Fada, Palhaços, entre outros personagens, recepcionaram as crianças, professores, pais, mães e demais moradores da comunidade, numa manhã de diversão, alegria e integração.

A comunidade que compareceu em número significativo, acolheu com muito carinho o projeto. A praça, na chegada do povoado, ficou pequena para acolher na ciranda todos os participantes.

As mães, não só viram seus filhos se divertirem, como também se divertiram assistindo as apresentações de teatro, teatro de bonecos, contação de história, música, capoeira, brinquedos e pintura. “Vocês distraem a mente da gente” comentou Nâna, mãe de uma criança que estava presente no encontro.

Mais de 160 pessoas, incluindo crianças, pais e corpo docente, participaram do encontro.

Barra dos Carvalhos - Nono encontro

Notícia do 9º e Último Encontro em Barra dos Carvalhos

Aconteceu no dia 14 de Maio, o 9º e último encontro do Projeto “Eu Adoro ser Criança”, na Escola Celina Pinheiro Gomes, na Comunidade de Barra de Carvalhos.

Foi um dia festivo, com a presença de todo o Corpo Docente, de todas as crianças e da Comunidade. As emoções de todos os envolvidos estavam afloradas, num clima de alegria, prazer, encantamento, despedida e reconhecimento. As crianças, seres puros e verdadeiros, deixavam-se levar pela emoção em seus longos abraços apertados com a equipe, que demonstravam o carinho, a saudade e o vínculo afetivo construído ao longo deste período.

Ao chegar na escola com a “Kombi da Alegria”, a equipe foi recepcionada com cartazes que traduziam o sentimento da Comunidade Escolar: “Eu Adoro ser Criança: Adoramos!” e “ Já estamos com saudades!”. Esta manifestação nos encheu de alegria e nos deu a certeza do dever cumprido.

“Creio que o objetivo maior da equipe é plantar a semente do ato de educar com alegria e inovação, espero que a semente cresça e floresça, pois acredito que não era para haver essa prática como projeto e sim como rotina escolar”. Avalia com muita alegria a Diretora Sandra, que acolheu o projeto na sua gestão.

Inúmeras crianças expressaram seus sentimentos, escrevendo uma cartinha sobre o projeto e essa idéia acabou contagiando também o Corpo Docente que manifestou sua aprovação e confiança nos resultados alcançados.

Para encerrar o encontro, foi apresentada a História do Projeto: ”Eu Adoro ser Criança” naquela escola, com encenações de cada oficina, onde os atores eram os próprios alunos.

Para homenagear o projeto, o Corpo Docente preparou um enorme bolo e numa demonstração de carinho, confeitou com o nome “ Eu Adoro ser Criança”. O bolo foi alegremente compartilhado e degustado por todos, especialmente as crianças.

Barra dos Carvalhos - Oitavo encontro

“EU ADORO SER CRIANÇA“

Preparativos para o Último encontro em Barra dos Carvalhos

O 8º encontro do Projeto Eu Adoro Ser Criança, foi realizado no dia 07 de maio, na Escola Celina Pinheiro Gomes, em Barra dos Carvalhos. O 9º e último encontro nesta escola, acontecerá dia 14 de maio a partir das 08h. O clima de despedida contagia as crianças, professores e as famílias que têm acompanhado a participação dos filhos no projeto.

Na oficina de teatro de bonecos e brinquedos as crianças finalizaram a confecção dos bonecos de garrafas PET. Já nas oficinas de flauta e canto, pintura, capoeira e dança as crianças, com a orientação dos artistas educadores, se preparavam para o encerramento. As crianças que participam destas oficinas artísticas, ensaiaram para apresentação do último encontro que chamamos “A Criança, a Família e a Escola”.

Esperamos fazer uma grande festa com a participação de crianças, pais, professores e a comunidade para celebrar a passagem do Projeto Eu Adoro Ser Criança na comunidade de Barra dos Carvalhos, afirmou Francisco Pires, coordenador geral do projeto.

Barra dos Carvalhos - Sétimo encontro

“EU ADORO SER CRIANÇA“

Arte, cultura, integração e civismo marcam o encontro em Barra dos Carvalhos

O 7º encontro do Projeto Eu Adoro Ser Criança, realizado dia 29 de abril em Barra dos Carvalhos, foi marcado pelo espírito de civismo em comemoração aos 137 anos de Emancipação Política de Nilo Peçanha. Pais, mães, professores, mais de 120 crianças e demais pessoas da comunidade participaram do encontro.

O Projeto Eu Adoro Ser Criança apoiou a escola Celina Pinheiro Gomes, que enfatizou as manifestações culturais no processo histórico da comunidade de Barra dos Carvalhos. O coral das crianças que participam da oficina de música, abriu as apresentações cantando e tocando o Hino de Nilo Peçanha, seguido do desfile das crianças do ensino infantil, que representaram baianas, pescadores, índios, entre outros ícones representativos da cultura local. A cantiga de roda, o samba de roda, a capoeira e a puxada de rede deram o ritmo da integração entre crianças, professores, pais, mães e moradores que também participaram das apresentações. As crianças não só participaram como artistas e agentes culturais, como puderam se ver como sujeitos co-participes dos processos históricos de Nilo Peçanha.

O encerramento se deu com a apresentação do Zambiapunga Mirim, realizada pelas crianças e adolescentes da escola, que percorreu as ruas de Barra dos Carvalhos com um grande Arrastão Cultural, celebrando a arte e a cultura na festa da cidadania.