terça-feira, 15 de junho de 2010

São Francisco - Quarto encontro

“EU ADORO SER CRIANÇA“

No dia 11 de junho, foi realizado o 4º encontro do Projeto Eu Adoro Ser Criança, na comunidade de São Francisco, Nilo Peçanha.

A contação de histórias, no início das atividades, sem dúvida, tem sido um momento marcante, de grande envolvimento e magia para todas as crianças. Neste 4º encontro as crianças ouviram o “Flautista de Hamelin”.

Na oficina de teatro, as crianças fizeram o jogo da sombra, imitando as pessoas da comunidade que passavam pelas ruas, finalizando com a criação e ensaio das personagens da peça “O Casamento de Dona Baratinha”. Na oficina de música, está virando um hábito ouvir músicas eruditas. Neste encontro, as crianças ouviram O Trenzinho Caipira de Villa Lobos e o Concerto de Brandemburgo nº 3, de Johann Sebastian Bach. As magias das formas e das cores, estimulam a participação de novos participantes na oficina de pintura. A capoeira ganhou mais brilho e beleza ao realizar seus jogos no campo de futebol. As crianças se sentem mais seguras e confiantes nos movimentos.

Mais uma vez, destacamos a participação do corpo docente no projeto. Neste encontro, enquanto as crianças pintavam os bonecos, as agentes de portaria Cerize, Nadilce, Gláucia e a coordenadora do PETI, Albenice, costuravam as roupas para vestir os novos personagens de papel, que aos poucos vão ganhando vida.

É buscando envolver integralmente o corpo docente, que o “Eu Adoro Ser Criança” vai ajudando a construir na Escola São Francisco, o espírito de integração e cooperação, garantindo a continuidade das ações do projeto na comunidade.