quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eu Adoro Ser Criança na Escola Nossa Senhora das Graças, comunidade de Jatimane

“EU ADORO SER CRIANÇA“

Arte, cultura, integração e cidadania

Aconteceu no dia 17 de outubro, domingo, a estreia do projeto Eu Adoro Ser Criança na Escola Nossa Senhora das Graças, comunidade de Jatimane. Aproxidamente 80 crianças participaram do encontro, além de pais, mães, moradores e professores.

A equipe ficou muito feliz e surpresa com a grande receptividade da comunidade que ofereceu um saboroso café da manhã, com frutas, bolos, sucos, mingau, pães etc. A partir da iniciativa do corpo docente da escola, foi feita uma grande mobilização na comunidade para a realização desse café, onde diversas pessoas contribuíram com muito entusiasmo e alegria.

Foi uma manhã belíssima de arte, cultura, integração e intercâmbio entre as escolas São Francisco, Osvaldo Cruz e Nossa Senhora das Graças, todas atendidas pelo projeto.

Várias apresentações de teatro, teatro de bonecos, brinquedos, pintura, capoeira, flauta, canto, fizeram da estréia do projeto uma mostra de arte e cultura em Jatimane.

O ponto alto do encontro foram as apresentações de jovens da comunidade de Jatimane que homenagearam o projeto com apresentações de teatro e canto e a participação das crianças de São Francisco e Nilo Peçanha que apresentaram a oficina de música, exibindo seus aprendizados de canto e flauta, adquiridos no projeto Eu Adoro Ser Criança.

Agradecemos aos nossos amigos que fazem parte do corpo docente da escola Nossa Senhora das Graças e a todos da comunidade do Jatimane, pela receptividade, atenção e carinho com o Eu Adoro Ser Criança.

Últimos encontros em Nilo Peçanha

“EU ADORO SER CRIANÇA“

Últimos encontros em Nilo Peçanha

Despedida com sorrisos e lágrimas

Nos dias 14 e 18 de outubro, foram realizados os últimos encontros do Projeto eu Adoro Ser Criança nas Escolas Osvaldo Cruz e Marieta Coutinho.

Como sempre acontece, o último encontro é uma festa que celebra a passagem do projeto em cada comunidade. A este encontro chamamos de “A criança, a Família e a Escola”, em razão de fazer deste encontro, um momento festivo que reúne os pais, crianças e o corpo docente para assistirem às apresentações das crianças que exibem os seus aprendizados adquiridos nas oficinas de arte.

Pudemos assistir emocionados as apresentações da pintura, teatro, teatro de bonecos, contação de histórias, brinquedos, capoeira e música que contagiou a todos. O final com o lanche e a projeção de fotos, que capturaram os momentos especiais das crianças, professores e mães nas oficinas de artes, foi um momento marcante. À medida que eles iam se vendo na tela, um filme rodava cenas desde o primeiro encontro até o último. E assim a emoção foi tomando conta e inevitavelmente os sorrisos e lágrimas misturavam-se aos abraços calorosos de despedida.

De tudo isso fica apenas uma certeza. De que as crianças das Escolas Osvaldo Cruz e Marieta Coutinho não serão mais as mesmas de antes do projeto.

A equipe foi homenageada com uma festa com bolos e refrigerantes e uma pintura feita pela secretária Jociele que simbolizou o projeto com uma criança nascendo de dentro de uma flor.

Sendo assim, podemos dizer que a semente foi plantada! E como a gestora Assunção falou: “daremos continuidade a este projeto aqui na escola”. Isso significa dizer que a plantinha crescerá, dará flores e frutos, mas para tanto será necessário regar a cada dia com a alegria, sorriso, amor, carinho, atenção, dedicação e respeito buscadas na fonte da essência da criança.

Valeu crianças e corpo docente da Escola Osvaldo Cruz!

Valeu crianças e corpo docente da Escola Marieta Coutinho!

Valeu Nilo Peçanha!