terça-feira, 24 de abril de 2012

Segundo encontro em Barra dos Carvalhos

















Se fizermos uma analogia do Projeto Eu Adoro Ser Criança com a teledramaturgia brasileira, podemos dizer que esse projeto é um seriado de 10 capítulos, com a exibição de um episódio a cada semana.
Ao contrário da novela, ao invés de explorar enredos de conflitos sociais e familiares o Eu Adoro Ser Criança estimula a alegria e a vida na infância, por meio daquilo que elas, as crianças, mais gostam de vivenciar: a ludicidade, a arte e a sua própria cultura.
Nesse sentido, podemos dizer que no dia 13 de abril de 2012, o episódio apresentado foi “A Alegria Continua”, estrelado por 99 crianças-protagonistas e foi distribuído em três grandes partes: momento inicial - preparando o corpo e o espírito, Vivência nas oficinas e o Encerramento. Nesta última pudemos ouvir o relato de Ana Paula, 12 anos, oficina de judô, que expressou o seu sentimento dizendo: “o que eu achei da oficina de judô é que incentiva a pratica de esporte. Aprendi que o judô ajuda a viver em grupo e em sociedade”.

Ainda falando em final, na teledramaturgia o desfecho é incerto. Pode ser alterado através da audiência. Sem perder a modéstia, no Eu Adoro Ser Criança, o desenvolvimento e o final são certos: o bem estar, a alegria e a felicidade de todos os atores e atrizes, ou seja, de todas as crianças.
Na teledramaturgia os episódios e o sucesso destes, são medidos pela audiência através do IBOPE. Sinceramente nós gostaríamos de “medir” como as crianças se sentem nos encontros do Eu Adoro Ser Criança. Isso com certeza será um desafio e dificilmente conseguiremos, porque não existe forma de medir a alegria. Ou existe? Então, como se mede a alegria?
Talvez essa seja uma questão que mereça uma atenção especial de técnicos especialistas em análise e consultoria de projetos de iniciativas como o Eu Adoro Ser Criança.
Enquanto isso, vamos exibindo com alegria e encantamento os episódios dessa novela que tem como pano de fundo a ludicidade, arte e a cultura da infância.