O Projeto

“EU ADORO SER CRIANÇA”

O projeto “Eu Adoro Ser Criança” visa um despertar da criança, da escola e da comunidade para a arte e a cultura na educação e objetiva promover a integração da escola, da família e da comunidade.
A partir de atividades lúdicas e oficinas artísticas, tais como teatro, teatro de bonecos, dança, música, capoeira, pintura, confecção de brinquedos e contação de histórias, o projeto “Eu adoro ser criança” visa o desenvolvimento da cultura da infância e um despertar para a arte e a cultura na educação.
Realizado em forte parceria com a escola pública, promove encontros com atividades artísticas e culturais com a participação das crianças e dos professores, bem como atividades de integração, socialização com cirandas, cantigas de rodas, jogos de integração e cooperação, entre outras brincadeiras. É o ‘aprender brincando’ que eleva a auto-estima da criança, abre seus canais de aprendizado e faz do ambiente escolar um lugar desejado, agradável e produtivo.
A infância é a idade da descoberta em que plantamos valores que irão germinar e frutificar no futuro e a escola é o espaço privilegiado para esta semeadura.
Uma criança feliz é mais curiosa, mais interessada e atenta, e portanto tem sua capacidade de aprendizado potencializada. Acendendo a sua curiosidade, a sua vontade de conhecer e aprender, respeitando a sua natureza, teremos uma criança inteiramente disponível ao aprendizado. A arte, com o seu potencial de criatividade e de liberdade de expressão, é uma grande aliada da educação, que em si mesma, é uma arte. Neste sentido, além de proporcionar às crianças verdadeiros momentos de alegria, felicidade e de grande integração umas com as outras, o projeto contribui para o seu desenvolvimento afetivo e cognitivo, o que se refletirá no seu desempenho escolar.
Este ano, o projeto está sendo desenvolvido em várias comunidades de Nilo Peçanha. Conta com o patrocínio do Programa Tributo ao Futuro e com a realização da CFAF, Ides e Flor do Serinhaém.